Avaliação
Era uma vez... Numa terra muito distante... Uma princesa linda, independente e cheia de autoestima.
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... Nem morta!
Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... Nem morta!
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA
D7 – Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
1) Esse texto, por ser narrativo, é uma crônica, mas ele faz referência a outro tipo de texto. Qual é?
( ) poesia ( ) notícia ( ) novela
( ) conto ( ) conto de fada
- Retire do texto uma frase que comprove sua resposta: _________________________________________________
D1- Identificar um tema ou sentido global de um texto.
2) Poderíamos dizer que o tema principal do texto é que a princesa não queria ter responsabilidades no casamento?
( ) sim ( ) não
- Justifique explicando com suas palavras como isso ocorreu.
__________________________________________________________________________________________________
D2 – Localizar informações explícitas em um texto
3)O que a princesa teria que fazer para transformá-lo em um príncipe?_______________________________________
_________________________________________________________________________
D3 – Inferir informações implícitas em um texto.
4) O que a princesa quis dizer com a expressão “Eu, hein?... Nem morta.”? ____________________________________
__________________________________________________________________________________
D5 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
5) O que significa a expressão “cheia de autoestima”? ___________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
D20 – Reconhecer diferentes formas de abordar uma informação ao comparar textos que tratam do mesmo assunto.
6) Essa estória termina da mesma forma que o conto de fada original? Qual é a diferença entre o final dos dois textos?
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
D14 – Identificar a tese de um texto.
7) “Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã...” Por que a princesa resolveu comer a rã e não a transformou em príncipe? ___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
REFLEXÃO LINGUÍSTICA
1) Observe as palavras retiradas do texto: distante, independente, relaxante: Por que essas palavras foram grafadas com “e”, visto que, pronunciamos “i”? ___________________________________________________________________
2) Que conjunto de palavras foram escritas corretamente quanto a sílaba tônica:
( ) caqui, cajú, príncipe, cafe
( ) meninice, chiclete, jabuti, Pitangui
3) Quando o príncipe usou o proneme “TU” no 6º parágrafo, indicou que ele se referiu a princesa como:
( ) a primeira pessoa, aquela que fala
( ) a segunda pessoa, com quem se fala
( ) a terceira pessoa, de quem se fala
Passe para a terceira pessoa esse mesmo parágrafo. ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Complete a frase: “Algumas vezes não fica claro a qual termo mencionado o pronome se refere, fazendo-nos compreender de mais de uma forma. O efeito provocado pelo uso de uma palavra que, no contexto, pode ter mais de um significado chama-se __________________________________.”
Dê um exemplo do que você entendeu acima. ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
5) Na frase: “Era uma vez...” Em que tempo está o verbo destacado? ( ) presente ( ) futuro ( ) passado
6) Retire do 6º parágrafo 4 ações que estão no infinitivo, isto é, o nome do verbo, lembra-se?
_______________ ____________________ ___________________ ____________________
7) Complete as palavras com S, X, Z
Anali____ar
Mentiro____o
Concreti___ar
E___agero
E___ame
E____emplo
Coração___inho
A___edo
U___ado
Então, amados, essa avaliação foi feita com muito carinho e amor! Não se esqueçam que seu objetivo é descobrir o que aprenderam e não punir com nota baixa! Se você não conseguir, teremos o ano inteiro para repensar a sua e a minha atitude, OK?
Boa Sorte e muita calma nessa hora!
Olá, Andrea! Grata por compartilhar conhecimentos.
ResponderExcluirTenha uma linda noite.
Beijos
Andréa você vai da esta prova para nos? do 7º bege?
ResponderExcluire para o 7º laranjado
Excluir