VAMOS APRENDER PORTUGUÊS BRINCANDO?



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Textos da minha pós graduação em Gestão Educacional pela UNIFEI em Itajubá. São textos de minha autoria que talvez ajude você, desde que não seja copiado, somente servir de inspiração, ok?

APRENDIZAGEM

O ensino visa a aprendizagem. Mas o que é aprendizagem? A aprendizagem é um fenômeno, um processo bastante complexo. Hoje existem várias teorias sobre ela.
Convém salientar que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações, os dados da experiência dever ser trabalhados, de maneira consciente e crítica, por quem os recebe, a fim de se tornarem significativos para a vida das pessoas.
APRENDER É UM PROCESSO
Podemos dizer que a aprendizagem é um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. Alguns definem aprendizagem como a aquisição de novos comportamentos, mas o comportamento é reduzido a algo exterior e observável e não podemos limitar a aprendizagem a isso e excluir o que tem de principal: a consciência, a formação de novos valores, formas interiores de pensar, ser e sentir que aparecem em algumas atitudes e ações, mas nem sempre são imediatamente observáveis.
Para que alguém aprenda é necessário que ele queira aprender. Por isso a motivação é extremamente importante. A motivação pode vir de dentro do sujeito, isto é, interno-pessoal ou de fora. A aprendizagem é sempre um processo intencional e ativo, nunca passivo e sem intenção. Quem procura aprender, sempre tem um objetivo. Daí a relação sujeito-objeto.

AS ETAPAS DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem parte sempre de uma situação concreta, a visão do problema ou da situação, ainda indefinida. Em seguida através de análise chega-se a uma visão total do problema, ou seja, surge o desafio. O sujeito aprendente precisa ter motivos, ou seja, motivação para superar o desafio, descobrir os meios para alcançá-lo, para isso, usa de conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida. As várias tentativas de resposta faz com que ele construa novos conhecimentos e se aproprie deles quando chega à resposta correta. Adquirindo experiência para novos desafios.

TIPOS DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem supõe vários tipos: PSICOMOTOR consiste na aprendizagem de hábitos que incluem habilidades motoras até verbais e gráficas. COGNITIVAS abrange a aquisição de informações e conhecimentos. A aprendizagem das regras gramaticais é cognitiva. AFETIVO diz respeito aos sentimentos e emoções. Aprender a apreciar o belo através de obras de arte é uma aprendizagem afetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário