APRENDIZAGEM
O ensino visa a aprendizagem. Mas o que é aprendizagem? A aprendizagem é um fenômeno, um processo bastante complexo. Hoje existem várias teorias sobre ela.
Convém salientar que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações, os dados da experiência dever ser trabalhados, de maneira consciente e crítica, por quem os recebe, a fim de se tornarem significativos para a vida das pessoas.
APRENDER É UM PROCESSO
Podemos dizer que a aprendizagem é um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. Alguns definem aprendizagem como a aquisição de novos comportamentos, mas o comportamento é reduzido a algo exterior e observável e não podemos limitar a aprendizagem a isso e excluir o que tem de principal: a consciência, a formação de novos valores, formas interiores de pensar, ser e sentir que aparecem em algumas atitudes e ações, mas nem sempre são imediatamente observáveis.
Para que alguém aprenda é necessário que ele queira aprender. Por isso a motivação é extremamente importante. A motivação pode vir de dentro do sujeito, isto é, interno-pessoal ou de fora. A aprendizagem é sempre um processo intencional e ativo, nunca passivo e sem intenção. Quem procura aprender, sempre tem um objetivo. Daí a relação sujeito-objeto.
AS ETAPAS DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem parte sempre de uma situação concreta, a visão do problema ou da situação, ainda indefinida. Em seguida através de análise chega-se a uma visão total do problema, ou seja, surge o desafio. O sujeito aprendente precisa ter motivos, ou seja, motivação para superar o desafio, descobrir os meios para alcançá-lo, para isso, usa de conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida. As várias tentativas de resposta faz com que ele construa novos conhecimentos e se aproprie deles quando chega à resposta correta. Adquirindo experiência para novos desafios.
TIPOS DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem supõe vários tipos: PSICOMOTOR consiste na aprendizagem de hábitos que incluem habilidades motoras até verbais e gráficas. COGNITIVAS abrange a aquisição de informações e conhecimentos. A aprendizagem das regras gramaticais é cognitiva. AFETIVO diz respeito aos sentimentos e emoções. Aprender a apreciar o belo através de obras de arte é uma aprendizagem afetiva.
O ensino visa a aprendizagem. Mas o que é aprendizagem? A aprendizagem é um fenômeno, um processo bastante complexo. Hoje existem várias teorias sobre ela.
Convém salientar que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações, os dados da experiência dever ser trabalhados, de maneira consciente e crítica, por quem os recebe, a fim de se tornarem significativos para a vida das pessoas.
APRENDER É UM PROCESSO
Podemos dizer que a aprendizagem é um processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. Alguns definem aprendizagem como a aquisição de novos comportamentos, mas o comportamento é reduzido a algo exterior e observável e não podemos limitar a aprendizagem a isso e excluir o que tem de principal: a consciência, a formação de novos valores, formas interiores de pensar, ser e sentir que aparecem em algumas atitudes e ações, mas nem sempre são imediatamente observáveis.
Para que alguém aprenda é necessário que ele queira aprender. Por isso a motivação é extremamente importante. A motivação pode vir de dentro do sujeito, isto é, interno-pessoal ou de fora. A aprendizagem é sempre um processo intencional e ativo, nunca passivo e sem intenção. Quem procura aprender, sempre tem um objetivo. Daí a relação sujeito-objeto.
AS ETAPAS DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem parte sempre de uma situação concreta, a visão do problema ou da situação, ainda indefinida. Em seguida através de análise chega-se a uma visão total do problema, ou seja, surge o desafio. O sujeito aprendente precisa ter motivos, ou seja, motivação para superar o desafio, descobrir os meios para alcançá-lo, para isso, usa de conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida. As várias tentativas de resposta faz com que ele construa novos conhecimentos e se aproprie deles quando chega à resposta correta. Adquirindo experiência para novos desafios.
TIPOS DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem supõe vários tipos: PSICOMOTOR consiste na aprendizagem de hábitos que incluem habilidades motoras até verbais e gráficas. COGNITIVAS abrange a aquisição de informações e conhecimentos. A aprendizagem das regras gramaticais é cognitiva. AFETIVO diz respeito aos sentimentos e emoções. Aprender a apreciar o belo através de obras de arte é uma aprendizagem afetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário