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quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pós graduação Gestão Educacional

A TEORIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO SOB UM OLHAR CONSTRUTIVISTA

Baseado no artigo da Dra Rita de Cássia M. Trindade Stano
Prof. de Ciências Humanas e Sociais da UNIFEI

1- INTRODUÇÃO
Este trabalho é resultado de reflexões acerca da questão do conhecimento como elemento que permeia as relações de trabalho e confere legitimidade aos poderes instituídos por pessoas/cargos nas empresas.

2- O CONSTRUTIVISMO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO
O construtivismo nasceu de Jean Piaget. O construtivismo é interacionista. Formaliza a interação sujeito-objeto como numa estrutura bifásica ou bipolar. O objeto de conhecimento faz o seu desvelamento na teia de relações sociais, sendo a palavra o seu signo principal. O construtivismo é um movimento enraizado na mudança, ele promove a interação sujeito-objeto de aprendizagem. Se o processo da aprendizagem for uma construção envolvendo as pessoas, a possibilidade de uma melhor assimilação e acomodação tornará o caminho da inovação menos traumático e com resultado mais efetivos a curto e longo prazo.

3- PSICOGÊNESE DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO
A psicogênese estuda a maneira como nasce e se desenvolve o conhecimento no ser humano. A origem do conhecimento ou da psicogênese se dá sempre relacionado à matéria do objeto com a forma do sujeito.
A psicogênese do conhecimento confere ao ambiente de trabalho a possibilidade de se considerar cada indivíduo como um elemento que contribui para a permanente renovação do conhecimento elaborado.

4- APRENDIZ/PROFESSIONAL: UM SUJEITO HISTÓRICO
Para Wallon (1975), a mediação social e histórica são características da pessoa, como sendo geneticamente social, dependente de outros para subsistir e se construir como ser da mesma espécie. Para Piaget (1978), a constituição das estruturas não pode ser dissociada do desenrolar histórico da experiência.

5- INTERNALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELA MEDIAÇÃO DA GESTÃO
O homem internaliza objetos externos para deles formar representações mentais. Mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Relação mediada é o conhecimento desse objeto de significação através de seus significantes simbólicos, ou palavras. Quatro formas de interação do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização.

6- PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA/DA EMPRESA
É necessário que a empresa, com o professor, encontre variáveis para trabalhar a alimentar a atividade construtivista deste aprendiz/profissional na equilibração/maturação e na experiência/transmissão cultural. Transformar tarefas rotineiras, em atividades de elaboração pessoal e coletiva, podem significar a construção de um adequado ambiente de trabalho centrado na gestão do conhecimento. Cinco condições para se criar um processo de aprendizagem: intenção, autonomia, flutuação e caos criativo, redundância e variedade requerida.
Um trabalho aprendiz, porque profissional que cria, elabora e torna-se co-autor de um processo que é cultural, histórico: a produção de bens e serviços.

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