VAMOS APRENDER PORTUGUÊS BRINCANDO?



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pós graduação Gestão Educacional

CONCEITO DE CRIATIVIDADE
“A criatividade é assunto de reflexão de alguns cientistas e escritores como Vygotsky. Em sua obra “Criação e imaginação”, Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. Para esse psicólogo e educador, a criação é a condição necessária da existência e tudo que ultrapassa os limites da rotina deve sua origem ao processo de criação do homem e que a obra de arte reúne emoções contraditórias, provoca um sentimento estético, tornando-se uma técnica social do sentimento.”  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Segundo o meu parecer ser criativo é tirar do nada algo concreto, mesmo que abstrato. É inventar e às vezes reinventar diferente, o que dizemos que alguém recriou de forma criativa.
O homem é criativo por natureza e quando sua índole é boa, a criação se volta para o lado bom, mas do contrário, ele se torna exímio criador do mal. Por isso vemos tantos crimes que pensamos: “nossa, que coisa criativa!” Não é tão lindo de se ver.
Como li no texto de Gabriel Perissé “ A Palavra “Criatividade” - Modos de Usar”, pude observar que, até para manter um casamento estável precisamos ser criativos, não para fazer coisas novas o tempo todo, mas para manter, de forma natural, uma relação entre pessoas tão diferentes.
Na escola é do mesmo jeito, eu como gestora, tenho que ser muito criativa, tenho que inventar a cada dia, ou reinventar a cada dia, uma estratégia para vencer a monotonia, as notas baixas, incentivar os professores, os alunos, as serviçais, ufa! Até cansei.
Sem falar em nosso Deus, que nos criou a sua imagem e semelhança, quer ser mais criativo do que Ele? E nós fomos feitos a sua imagem, daí dá para deduzir que o homem é criativo por natureza.
Está em nós, formadores de opinião, trabalharmos a criatividade das crianças para que flua o lado positivo e não o negativo. E assim termos o mundo que sempre sonhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário