VAMOS APRENDER PORTUGUÊS BRINCANDO?



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pós graduação Gestão Educacional

O HOMEM APRENDE A SER HOMEM

Inicio meu texto com a pergunta: o que significa a palavra HOMEM? “Animal racional, bípede e mamífero, que ocupa o primeiro lugar na escala zoológica; ser humano.” (dicionário escolar da Língua Portuguesa pág. 575).
Esse homem em relação aos animais tem modificações biológicas que o sustentam na sociedade e na escala da humanidade. Suas capacidades dão estrutura para envolverem-se com a cultura, ciências, arte, tecnologia com ideias e conceitos claros e objetivos
O que difere o homem dos animais, além da capacidade de pensar, é sua capacidade de comunicação com uma linguagem complexa. Ele sabe ouvir e ser ouvido, entender e ser entendido, o que não ocorre nunca com os animais, que se comunicam por extinto e com os outros sentidos que não o da fala.
A família é um sistema de vínculo afetivo onde deverá ocorrer o processo de humanização do homem. É nela que se agregam valores, as primeiras falas se desenvolvem, os primeiros afetos, desejos e vontades se moldam na medida em que a educação familiar esteja voltada para o bem comum.
Quando o homem é ajudado e orientado pela família desde o início da sua vida, dão a ele uma atenção social mediada, e assim desenvolvem um tipo de atenção voluntária e mais independente, que ele utilizará na classificação do seu ambiente. O ensino tem, nesse sentido, a função de transmitir as experiências histórico-sociais que se modificam no decorrer dos tempos.
Dentro desse mundo de inter-relação indivíduo x indivíduo, o homem aprende um com o outro a utilizar instrumentos variados de trabalho, o que não ocorre com os animais, que trabalham com o que a natureza os proporcionou. O ser humano aprende e ao mesmo tempo ensina e assim esse ciclo se repete de geração em geração.
O homem deseja, pensa, planeja e executa suas ações calculando os prós e contras, se ganha ou perde, não são assim os animais que não pensam nas consequências porque se movem por instinto.
Segundo Leontiev a linguagem é um elemento concreto que permite ao homem ter consciência de um processo evolutivo. Ele consegue compreender o mundo ao seu redor porque é um ser reflexivo, que produz conceitos e com isso reflete o mundo objetivo.
O homem tem capacidade para identificar emoções tanto a nível físico como psicológico. Consegue identificar emoções noutras pessoas e objetos, exprimir emoções correspondentes e expressões emocionais, honestidade e desonestidade.
Termino com a pergunta inicial: quem é o homem? É um animal com capacidade humana, com característica biológica específica que consegue ter relações sociais conscientes. Utiliza instrumentos para trabalhar, possui emoções próprias e linguagem que fazem com que aprenda o tempo todo e ensine na mesma proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário