VAMOS APRENDER PORTUGUÊS BRINCANDO?



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Pós graduação Gestão Educacional

 SOBRE O TRABALHO


1)Associe as obras às afirmações abaixo:

I- Operário em construção
II-Casa no campo
III-Cio da terra
IV-Pedro pedreiro

( IV  ) Alienação
(  II  ) Ócio
(  III ) Exploração
(   I  ) celebração


2)Escolha uma das obras e faça um pequeno texto, entre dez e quinze linhas, refletindo sobre a forma com que o trabalho é representado na obra.

A OBRA ESCOLHIDA FOI “PEDRO PEDREIRO”

A música Pedro Pedreiro de Chico Buarque de Holanda, foi criada na época da ditadura militar no Brasil. Pedro representa, não somente o pedreiro (trabalhador) mas toda uma classe trabalhista em geral, principalmente o assalariado, em que espera que algo novo aconteça todos os dias, que surja um novo dia, que ele saia dessa alienação que havia se instalado na época, e que ainda hoje podemos ver.
Pedro personifica a classe operária que recebe salário pela força braçal, que não tem coragem de lutar por seus direitos, por melhorias salariais e por isso fica esperando, esperando, mas nutre uma grande esperança, não pela luta, mas pela sorte. O texto também alude ao povo que construiu São Paulo, que é o nordestino. Isso se evidencia no trecho … “ esperando o Norte”, Vemos a subalternidade desse povo, que só trabalha em serviço braçal e com baixos salários, não vemos um nordestino no poder, somente na mão de obra. Mas a esperança não morre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário